Morre Léo Batista! O jornalista e locutor esportivo Léo Batista, uma presença icônica na TV Globo que marcou diferentes gerações com sua inconfundível voz, faleceu aos 92 anos neste domingo (19). A informação foi divulgada pelo portal ge.globo. Léo estava internado desde 17 de janeiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Rios D’Or, localizado em Freguesia de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. De acordo com um boletim médico, ele foi hospitalizado devido a desidratação e dor abdominal. Com os exames, foi diagnosticado um tumor no pâncreas.
Reconhecido por sua voz marcante, Léo Batista ingressou na TV Globo em 1970, se tornando conhecido como “A Voz Marcante”. Esse mesmo título nomeou seu documentário lançado em 2024, que retrata sua trajetória como o primeiro jornalista a apresentar o Globo Esporte.
Batista, fã declarado do Botafogo, testemunhou seu time de coração conquistar o Brasileirão e levantar sua primeira taça da Libertadores. Ele também teve a honra de narrar a primeira partida oficial de Garrincha, lendário jogador do Botafogo e da Seleção Brasileira.
Antes de ingressar na rádio e TV, Léo trabalhou como garçom. Seu início nos microfones se deu na Rádio Birigui, em São Paulo. Após passar por várias emissoras, começou a trabalhar para a BBC, Voz da América e Rádio Belgrano, em Buenos Aires. Em 1952, mudou-se para o Rio de Janeiro com o sonho de entrar na Rádio Clube do Brasil, mas acabou sendo contratado pela Rádio Globo como locutor e redator.
Na Globo, Léo estreou como locutor esportivo comentando um jogo entre São Cristóvão e Bonsucesso no Maracanã, e foi ele quem noticiou o suicídio de Getúlio Vargas em 1954. Em 1955, mudou-se para a TV Rio, e posteriormente, em 1968, para a TV Excelsior.
Ele retornou à Globo como freelancer durante a Copa do Mundo de 1970, narrando partidas como Peru x Bulgária. Léo também substituiu Cid Moreira no Jornal Nacional, sendo tão bem-sucedido que acabou por apresentar as edições de sábado do telejornal.
Em 1971, Léo Batista estreou no Jornal Hoje e, dois anos depois, passou a focar no futebol com o Esporte Espetacular. O ano de 1978 marcou a estreia do Globo Esporte, nome dado por Batista, que se tornou um sucesso sob sua condução.
No programa “Fantástico”, Léo foi responsável por narrar gols dos campeonatos estaduais e do Brasileirão até 2007. Posteriormente, ele apresentou o quadro “Baú do Esporte”, exibido durante as transmissões de futebol. Em 2017, lançou o “Canal do Seu Léo”, um segmento do Globo Esporte que também foi publicado no YouTube, onde ele analisava jogos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.







